Ação Social

Ação Social


O Gabinete de Intervenção Comunitária é constituído por um grupo de técnicas superiores, de reconhecido mérito profissional, especializadas em várias áreas, da Acção Social à Psicologia, que garantem a selecção e o apoio aos fregueses, com base nos cálculos de rendimentos / despesas do agregado familiar. Considerando as características das famílias e respectivas necessidades, foram desenvolvidos os seguintes eixos de intervenção na Comunidade:


Fundo de Socorro Social

Apoio social para rendas, água, electricidade, leite e creche.


SOS-Limpeza

Limpeza aos domicílios em casos identificados como de necessidade extrema.


Transporte de Apoio Social

Apoio a idosos que necessitem de idas ao médico, bem como às crianças impossibilitadas de se frequentarem a escola por falta de transporte suportado pela família.


Apoio na Saúde

Apoio a pessoas necessitadas, com: Médico de Clínica Geral Enfermeiro,Massagista e Psicólogo Clínico.


Mesa dos Afectos

Mesa dos Afectos

A Mesa dos Afectos é um projecto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que visa o apoio alimentar através da confeção de refeições diárias (almoço e jantar), confeccionadas e ajustadas às necessidades nutricionais de cada utente, cumprindo os princípios básicos da alimentação saudável.
Este projecto tem como público-alvo indivíduos e/ou agregados recenseados na freguesia de forma gratuita desde que se enquadrem nos critérios de elegibilidade do Regulamento de Apoios Sociais da Junta.
As refeições são diárias e com uma abrangência de 2ª a Domingo, sendo as entregas de 2ª a 6ª feira efectuadas directamente na Divisão de Intervenção na Comunidade para os utentes que tenham uma maior mobilidade, e também no domicílio da população mais idosa e vulnerável, em situação de isolamento, com baixos recursos económicos e com dificuldades de mobilidade.


Apoio Alimentar

Apoio às famílias com distribuição de alimentos, com o apoio do grupo Pingo Doce


Cabeleireiro Social

Cabeleireiro Social

O Cabeleireiro Social, intervém de forma directa no combate à exclusão social e fornece uma resposta direcionada às necessidades da população carenciada da freguesia, promovendo a sua autoestima.
O combate à exclusão faz-se em duas vertentes: nas acções no domicílio para idosos/indivíduos com mobilidade reduzida e na reinserção social da população jovem.
O principal objectivo do Cabeleireiro Social é promover e contribuir para a melhoria das condições de vida da população em situações de vulnerabilidade.
O cabeleireiro situa-se na Rua do Vigário, 60 e funciona de 2ª a 6ª das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, tendo como público-alvo os indivíduos e agregados recenseados em Santa Maria Maior e que se enquadrem nos critérios estipulados pelo Regulamento de Apoio Social desta junta.
A cada individuo é atribuído um cartão de utente e os serviços de cabeleireiro, manicure e pédicure serão gratuitos ou alvo de pagamento de um valor simbólico na Divisão de Intervenção na Comunidade.


Barbearia Social

Barbearia

A Barbearia Social resulta de uma parceria estabelecida com a empresa Barbearia Oliveira. Este serviço é itinerante, com recurso a uma carrinha, de inscrição prévia e que terá lugar duas vezes por mês:
- Última quinta-feira em Alfama no Largo do Museu Militar e
- Última sexta-feira na Mouraria junto à Igreja da Nossa Senhora da Saúde
A Barbearia tem como público-alvo, indivíduos do sexo masculino recenseados na freguesia e também para os sem-abrigo que costumam deambular/estar nestes locais.
A cada individuo é atribuído um cartão de utente em que o tratamento de barba ou cabelo são gratuitos ou a um custo simbólico, consoante a carência socioeconómica do freguês previamente avaliada na Divisão de Intervenção na Comunidade.


Passeios Culturais

Organizados e promovidos pela Junta para apoio aos seus residentes


Ambijovem

É um programa de prevenção primária da toxico dependência, dirigido a jovens dos 8 aos 18 anos, no âmbito do protocolo com a CML.


AmbiSénior

É um programa de apoio às pessoas com mais de 55 anos de idade, contemplando a azulejaria, artes decorativas, pintura, passeios e diversas outras actividades dirigidas aos 55+


Explicações

Aos alunos até ao 12o ano de escolaridade


Natal

Apoio às famílias através da distribuição de cabazes de Natal, Almoços de Natal e Brinquedos para as crianças.


Loja Social

Loja Sociall

Espaço de função social que disponibiliza, aos utentes, artigos de têxtil-lar, vestuário, puericultura, pequenos eletrodomésticos e outros utilitários, gratuitamente.


Santa Maria Maior Resolve

Cabeleireiro Social

Pequenas obras e reparações destinadas a utentes da Ação Social de Santa Maria Maior.