Cultura


O Pelouro da Cultura da Junta desenvolve, promove e apoia diversos projectos culturais na freguesia


Paratissima Lisboa

Cabeleireiro Social

Paratissima Lisboa (paratissima.pt) um evento comunitário, internacional, inclusivo, democrático e participativo de arte contemporânea no espaço público, a ter lugar pela primeira vez em Portugal em julho, entre 20 e 24, num percurso de 2,5km entre Alfama e a Mouraria.


Ópera na Rua

Barbearia

Levar a Ópera à rua tem sido o grande objectivo deste projecto, onde os moradores têm a possibilidade de ouvir vozes como Catarina Muller da Companhia de Ópera do Castelo.


Marchas Populares

Barbearia

O apoio às colectividades que apresentam as Marchas Populares é o cumprimento das tradições dos Bairros da Freguesia, cujo reconhecimento por parte do júri e do público já deu o 1º lugar à Marcha de Alfama.


Alma de Alfama

O apoio às colectividades que apresentam as Marchas Populares é o cumprimento das tradições dos Bairros da Freguesia, cujo reconhecimento por parte do júri e do público já deu o 1º lugar à Marcha de Alfama.


Arqueologia no Bairro

Um projecto em parceria com o Centro de Arqueologia de Lisboa que tem como objectivo sensibilizar a população residente para a importância dos achados arqueológicos para freguesia e para a Cidade, com exposição de casos práticos, aquando de diversas obras de requalificação, como por eemplo a Intervenção Arqueológica da Rua Norberto Araújo,onde foi identificada uma Torre de Água de época Romana.


Grande Noite de Fado

Grande Noite de Fado de Santa Maria Maior, no Coliseu, com dezenas de fadistas convidados


Festival de Folclore

Festival de Folclore de Santa Maria Maior em parceria com a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, com ranchos, desfile etnográfico e almoço-convívio;


Visitas Cantadas

Sessões de fado no espaço público, em parceria com o Museu do Fado.


Festival de Artistas e Músicos de Rua

Um projecto desenvolvido em parceria com a TSF onde os músicos e artistas de rua têm a oportunidade de subir a um palco e actuar perante um animado público.
Em 2015, mais de 30 artistas e músicos de rua actuaram na Praça da Figueira.


Fado Solidário

Realizado no Teatro São Luiz é um espetáculo de fado que tem como objectivo reforçar o Banco Alimentar da Freguesia, sendo o valor de entrada no espectáculo, a entrega de um bem alimentar.