Empreendedorismo Social

Empreendedorismo


Tem como objetivo apoiar jovens e pessoas adultas que se encontrem em qualquer situação de emprego/desemprego, na criação do seu negócio, e/ou do seu posto de trabalho.

  • Capacitar pessoas (des)empregadas com potencial empreendedor, visando a criação de atividades geradoras de rendimento e criação de postos de trabalho. Atendimento individualizado.
  • Promover o potencial de empregabilidade de pessoas desempregadas com maior dificuldade na inserção profissional potenciando o desenvolvimento de soft skills e hard skills para o mercado de trabalho
  • Dinamizar ações formativas coletivas (educação não formal) para a capacitação e desenvolvimento de potenciais empreendedores.
  • Dinamização Económica

Facilitando a (re)inserção socioprofissional de jovens e pessoas adultas em situação de desemprego, subemprego, emprego precário ou informal, através da criação de microiniciativas e da disponibilização de um espaço de incubação no território, durante o ano de 2016 foram atendidos 80 possíveis empreendedores.
Foram obtidas 6 respostas fechadas

  • Comercio de Bebidas – Ginginha
  • Artes e Pintura
  • Carpintaria
  • Restauração
  • Na Rua com Histórias - Uma Biblioteca para Todos (Combate à solidão dos idosos. Apoiada por nós desde o início com intervenção na freguesia)
  • Slices  - comércio fruta.

Coworking Santa Maria Maior

Cabeleireiro Social

O Coworking - Espaço Empreendedor de Santa Maria Maior promove e acompanha empreendedores com projetos inovadores na sua fase embrionária, colocando-os num mesmo espaço físico e proporcionando-lhes, desta forma, a inserção num ambiente empresarial adequado.
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior pretende apoiar empreendedores, com ideias e projetos com potencial económico, interesse para o desenvolvimento e competitividade local, de caráter inovador, com criação de postos de trabalho e fixação de profissionais qualificados.


Santa Maria Maior mais Emprego

O Santa Maria Maior Mais Emprego auxilia na procura ativa de emprego. Faz a ponte entre empresas e pessoas.
Possui uma vasta resposta de empresas coesas do mercado nacional.
Para além da primeira entrevista individual, em que se trabalha as competências das pessoas, ensina-se a elaboração do curriculum, posturas a usar e a não usar numa entrevista de emprego.
O futuro empregado é acompanhado desde o início, em que pede o apoio, até ao momento em que entra no mercado de trabalho.
O contacto com as empresas é um dos pontos fulcrais deste gabinete, sendo necessário criar uma relação estreita de confiança e proximidade, de forma a ir de encontro às expectativas tanto do empregador como do futuro empregado.


Programa de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria Maior (PDCSMM)

O Plano de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria Maior, surgiu da necessidade de aproveitar e valorizar as potencialidades e os recursos endógenos da Freguesia de Santa Maria Maior, por ser um território composto por grandes vulnerabilidades sociais.
Os objetivos e mais-valias do plano comunitário são estimular a criação e fixação de iniciativas inovadoras com missão social, potenciando o espirito empreendedor e estimulando a inovação social como um dos currículos para o desenvolvimento do território de freguesia.
Nos moldes de anos anteriores, fez-se o acompanhamento dos projetos financiados pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de forma presencial e com recurso a relatórios mensais.

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA – PROJETO “NARCISO”

  • A marca Narciso surge como ‘chapéu’ para vários serviços já prestados anteriormente pela ARM (exemplo: Cabeleireiro Solidário e consultas de MTC – Medicina Tradicional Chinesa), mas cuja operacionalização passa a estar ancorada na Loja Solidária. Aí, o trabalho de voluntários seniores garantiu um sistema de troca de produtos e serviços através de numerário real, mas também do Banco de Trocas mencionado na candidatura, que inclui o tempo como moeda de troca. O nome ‘Narciso’ tem inspiração na mitologia grega e surge do conceito de Beleza subjacente a todo o projeto

ASSOCIAÇÃO IDEIAS COM PANOS

  • Promove a autonomia económica, incentivando a organização produtiva, do comércio justo e solidário e do consumo responsável de mulheres que vivem em contexto de vulnerabilidade social na freguesia. Capacita as mulheres para a gestão coletiva e solidária do empreendedorismo, confeção de peças de vestuário e acessórios; encontrando alternativas e canais de venda e distribuição dos produtos confecionados pelo grupo. A Associação Ideias com Panos promove workshops e formações em parceria com as Irmãs Oblatas, tendo como público-alvo, utentes desta Instituição, de entre outros.

GIRA, IPSS

  • Direciona o olhar às necessidades permanentes da população do bairro de Alfama, intervindo ao nível da prevenção e promoção da saúde mental, contribuindo para o processo de melhoria da pessoa com doença mental e melhoria da qualidade de vida da população em geral.

GRUPO DESPORTIVO DA MOURARIA

  • Escola de Fado

GRUPO DESPORTIVO ADICENSE

  • Dinamiza o espaço realizando atividades extra curriculares, com práticas desportivas e recreativas mais didáticas e lúdicas, no sentido de promover o seu desenvolvimento social prevenindo comportamentos de risco associados à droga e à criminalidade.

MAIS PROXIMIDADE MELHOR VIDA

  • Tem como objetivo fomentar a diminuição do impacto da solidão e isolamento, através da promoção da autoestima e valorização pessoal, intergeracionalidade e garantia de informação e inclusão social; promoção da saúde e bem-estar facilitando o acesso a serviços, medicamentos, alívio do burnout físico e emocional de cuidadores/familiares; aumento da qualidade de vida ao domicilio, providenciando serviços personalizados e melhoria das condições de habitabilidade dos beneficiários. Estão a ser apoiadas 40 pessoas da freguesia. Observamos uma maior proximidade com os beneficiários que se traduz numa maior adesão a outras atividades da Associação, (Grupos de Encontro, Sessões de Informação, receber voluntários em sua casa).

CASA DA ACHADA

  • O projeto do Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada conta com um número regular de participantes e com gente nova que vai aparecendo regularmente. O Grupo de Teatro Comunitário participa na programação regular da Casa da Achada. Trimestralmente, o Grupo propõe uma sessão à Direção da Casa da Achada, que é inserida no ciclo temático a decorrer. É também o grupo que se responsabiliza pela produção e organização dessas sessões. O grupo tem encontros à terça-feira e à quinta. É um projeto das pessoas para as pessoas que nele estão envolvidas e vai-se fazendo à sua medida e de encontro às suas necessidades e anseios.

CRESCER NA MAIOR – Equipas de Rua

  • As Equipas de Rua promovem a saúde pública e individual, trocam e distribuem material asséptico (programa de troca de seringas, distribuição de preservativos, gel lubrificante, cachimbos, prata), sensibilizam para práticas de consumo com menos riscos no presente e menores danos no futuro, promovem o encaminhamento para estruturas de tratamento e prestam apoio psicossocial, tentando sempre fomentar uma atitude de responsabilização e autonomia. 

GRUPO DE ATIVISTAS EM TRATAMENTO – GAT

  • Disponibiliza um centro de respostas integradas (sociais e de saúde) para pessoas que usam drogas com a finalidade de reduzir os riscos e danos associados ao consumo de drogas, com particular foco na infeção pelo VIH e VHC.

OSIO – IRMÃS OBLATAS

  • Acompanha mulheres trabalhadoras do sexo, tanto residentes como aquelas que atuam nesta zona. A sua atuação permite um controlo não só a nível de saúde, como também de formação que articula diretamente com o GES.

Mediação Comunitária

  • Consiste na identificação, sinalização, acompanhamento, diagnósticos e atendimento dos utentes do bairro da Mouraria:
  • Atualização constante de Dados para o Guia de Recursos junto do Comércio do bairro;
  • Atualização de dados sobre as alterações no bairro da mouraria;
  • Sinaliza, e acompanha idosos de forma regular:
  • Sinaliza utentes que necessitem de cuidados;
  • Sinalização de moradores carenciados  e encaminhamento para a Divisão de Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia;
  • Sinalização e Acompanhamento de pessoas do bairro, desempregadas ao Mais Emprego;
  • Acompanhamento constante dos espaços comerciais existentes na Mouraria., e principalmente dos novos comerciantes.
  • Acompanhamento de moradores para tratar de assuntos diversos no Gabinete de Cidadania, relacionados com lei das rendas, e prédios vendidos com moradores no seu interior.
  • Acompanhamento  de imigrantes recenseados desempregados  ao espaço Mais Emprego
  • Realiza visitas ao bairro com empreendedores e investidores  que pretendiam estabelecer-se na Mouraria;

Formação

  • AÇÃO DE FORMAÇÃO DE MEDIADOR TURÍSTICO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Ação promovida pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com uma parceria com o IEFP - Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Formação Prática). Esta ação ambicionou contribuir para a resposta ao aumento do percentil de turistas no centro histórico de Lisboa, através da capacitação (melhoria das qualificações) e reinserção socioprofissional da população de Santa Maria Maior, nesta área.

    .

  • AÇÃO DE FORMAÇÃO DE AUXILIAR DE GERIATRIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

A formação, encetada pelo segundo ano consecutivo iniciou no ano de 2016, com população vulnerável dos Bairros da Freguesia (utentes do Santa Maria Maior + Emprego e do IEFP), contribuindo para uma melhoria das qualificações e reinserção socioprofissional da população. Esta formação, permitiu a qualificação profissional na área de Geriatria. A componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho constitui uma experiência profissional na respetiva área de formação, favorecendo a consolidação de competências técnicas e relacionais, de forma a potenciar a integração dos formandos no mercado de emprego.A Formação Prática foi realizada com a vertente de apoio a Idosos na Santa casa da Misericórdia de Lisboa, após a conclusão do curso.


Saber Maior

Alzira

Clique aqui para saber tudo sobre a Universidade Sénior de Santa Maria Maior