Santa Maria Maior

VÃO | ENTRADA LIVRE
11 A 17 DE FEVEREIRO:
O CORPO, O LUGAR E A DISTÂNCIA

Este Fevereiro terá lugar a programação cultural Vão*, no âmbito do projecto Arte por São Cristóvão, que reúne diversas iniciativas para apoio à reabilitação da Igreja de São Cristóvão (Mouraria).
Vão, programa concebido pela coreógrafa Madalena Victorino, é o primeiro momento da exposição em quatro passos Não te faltará a distância, comissariada por Paulo Pires do Vale, que se estende até Julho de 2016 na mesma Igreja.
Entre 11 e 27 de Fevereiro, vai ser possível fruir gratuitamente de uma criação/oração coreográfica a partir do assombro da Viagem, de Madalena Victorino em co-criação com diversos intérpretes – Ringue (11 de Fevereiro às 20h e 21h39; 12 de Fevereiro às 20h e 14 de Fevereiro às 18h, 19h e 20h); escutar uma criação vocal inspirada nas sonoridades das celebrações religiosas que se praticam em Lisboa, com direcção de Margarida Mestre e protagonizada por lisboetas de várias gerações – Corações ao Alto (20 de Fevereiro às 19he às 20h e 21 de Fevereiro às 18h e às 20h); experienciar uma visita participativa à Igreja de São Cristóvão em família (20 de Fevereiro às 15h e às 16h30) ou ainda assistir a uma conversa em torno da ideia de O Corpo, o Lugar e a Distância, com Paulo Pires do Vale e Madalena Victorino (27 de Fevereiro às 18h).

A entrada é gratuita.
A não perder!

As intervenções artísticas decorrerão no interior da Igreja e noutros espaços associativos e urbanos da Mouraria.

17 DE MARÇO A 02 DE ABRIL:
PARADOXO DA PRAXIS
Francis Alÿs (Antuérpia, 1959) é o artista escolhido para o segundo passo e Não te faltará a distância, uma exposição em quatro passos, comissariada por Paulo Pires do Vale. Em relação com a hagiografia de São Cristóvão, patrono dos viajantes, são apresentados dois vídeos onde o caminhar, o peso e a intenção que transportamos nesse ato estão presentes. Separados por 16 anos Paradox of praxis 1 (1997) e Paradox of praxis 5(2013), integram uma série na qual Alÿs regista tarefas aparentemente inúteis, num questionar da vida e da arte que é simultaneamente político e poético.
Corpos estranhos ao espaço envolvente, os filmes de Francis Alÿs estabelecem com ele uma relação que propicia diferentes leituras. Estas leituras conduzem a uma descoberta permitida, desde logo, pela sugestão de um percurso, de uma viagem no interior da Igreja.

02 DE ABRIL A 25 DE JUNHO:
VISITAS GUIADAS AO PATRIMÓNIO DA MOURARIA CRISTÃ
Conhecer igrejas, conventos e o património da Mouraria Cristã é o objetivo destas visitas guiadas. A Capela da Senhora da Saúde, o Colégio dos Meninos Orfãos, a Capela das Olarias, o Coleginho (primeira casa dos jesuítas em 1543) e a Igreja de São Cristóvão são alguns dos monumentos que se encontram na Mouraria, muitos deles até agora desconhecidos do grande público.
Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Saúde.

MOURARIA CRISTÃ

VISITAS GUIADAS: 10h30
2, 23 abril
7, 21 maio
4, 18, 25 junho

Inscrições: 215998801

*Vão: verbo ir / vão de escada, lugar da casa que ninguém cuida e onde ninguém vai
+ informação:
www.arteporsaocristovao.org
Facebook/arteporsaocristovao
Email: info@arteporsaocristovao.org
Marcação de visitas: vao.visitas@gmail.com / 917 113 398

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior é parceira estratégica do projeto Arte por São Cristóvão.