Parcerias

Parcerias


Escola de Marchantes de Alfama

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior estabeleceu, desde 11 de fevereiro de 2017, um acordo de parceria com o Centro Cultural Magalhães Lima, onde se prevê substancialmente a criação da Escola de Marchantes de Alfama, bem como de um Atelier de Costura e do Museu da Marcha.


Ideias com Panos

Uma associação para promover a Sustentabilidade Económica e Social, através da Costura
A associação Ideias com Panos, é um dos projetos apoiados pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no Programa de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria Maior (PDCSMM), que apoia projetos de missão social e espírito empreendedor. Dirigida a todos os residentes da Junta de Santa Maria Maior,funciona no Bairro da Mouraria - Rua da Amendoeira, nº. 30 e foi desenvolvida pela conhecida Amália da Mouraria ou Amália “mãos-de-fada”,
Esta entidade, arrancou com o projeto “corte e costura”, e possui como objetivo:
- Capacitar as mulheres para a confeção de peças de vestuário e acessórios;
- Capacitar as mulheres para a gestão coletiva e solidária do empreendimento;
- Descobrir alternativas e canais de venda, e distribuição dos produtos confecionados pelo grupo;
- Demonstrar os produtos confecionados ao público.

Para além de se focar em atividades específicas de formação para o ofício, promove a melhoria da autoestima e qualidade de vida das residentes da freguesia.
Procura a promoção da autonomia económica, de mulheres que vivem em contexto de vulnerabilidade social na freguesia de Santa Maria Maior, incentivando a organização produtiva, do comércio justo e solidário e do consumo responsável.


Associação Crescer na Maior

Projeto "É UMA CASA, Santa Maria Maior - Housing First - é destinado a pessoas sem-abrigo, possibilitando apoio na escolha, obtenção e manutenção de uma casa individual, digna, permanente e integrada na comunidade.
Este projecto já permitiu retirar várias pessoas da rua, que se encontravam na condição de sem abrigo há longos anos (em alguns dos casos há mais de vinte anos).
Fundada em 2001 por um conjunto de profissionais especializados na área da intervenção comunitária com grupos mais excluídos e vulneráveis, a Crescer na Maior tem vindo a criar e a desenvolver vários projetos na área da Grande Lisboa e Vale do Tejo.
Da intervenção desenvolvida ao longo destes anos, destaca-se o trabalho específico na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) com Equipas de Rua que intervêm, desde 2002, junto dos públicos mais vulneráveis e em situação de exclusão (toxicodependentes, alcoólicos, sem abrigo, arrumadores de carros, trabalhadores do sexo) da cidade de Lisboa.


GAT - Gabinete de Apoio à toxicodependência

Com o projeto intitulado In Mouraria, cujo objetivo é a disponibilização de serviços de apoio a Pessoas que Usam Drogas (PUD) e Trabalhadores do Sexo (TS) que trabalham em contexto de interior. Informação e rastreio do VHC, ligação e religação aos cuidados de saúde para pessoas que usaram drogas.
O projeto destina-se a oferecer um serviço de informação, rastreio e ligação/religação aos cuidados de saúde e aconselhamento sobre tratamentos, quer a nível individual, quer em grupo, desenvolvido em comunidades terapêuticas, albergues, programas de baixo limiar, redes informais de pessoas que usaram drogas e outros espaços de apoio a pessoas que usaram drogas na zona da Grande Lisboa e Península de Setúbal.
Tem como principais objetivos, aumentar a literacia sobre o vírus da hepatite C (VHC) e o conhecimento do estatuto serológico para esta infecção entre o grupo de ex-utilizadores de drogas injetáveis, bem como, ligar ou religar ao sistema Nacional de saúde todas as pessoas com resultados reativos no teste rápido de VHC, e todas as pessoas com diagnósticos prévios de VHC que não estejam atualmente em seguimento.


Checkpoint LX

O CheckpointLX é um centro de base comunitária, que disponibiliza um serviço anónimo, confidencial e gratuito, dirigido a homens que têm sexo com homens(HSH), para rastreio rápido do VIH e infeções sexualmente transmissíveis (IST), ligação à prevenção, aconselhamento sexual e referenciação aos cuidados de saúde.


Centro Anti Discriminação

O Centro Anti Discriminação (CAD) tem como objetivo reduzir a discriminação e o estigma para com as pessoas que vivem com VIH, identificando situações, promovendo soluções e instrumentos, jurídicos e sociais, para defesa e promoção dos direitos da população, em particular de populações mais vulneráveis.
Pretende também capacitar as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH e os agentes da comunidade nos sectores da saúde, laboral, social e escolar para a evitar situações de discriminação.


Seacoop - Santa Maria Maior + Emprego

Presta apoio na procura ativa de emprego e formação profissional, para residentes na freguesia. Resposta integrada e qualificada de apoio ao emprego, através das metodologias de Personal Branding e Job Mentoring.
Esta resposta assenta numa abordagem individualizada e adaptada à experiência e competências específicas de cada participante, através de um acompanhamento individualizado e da promoção de estratégias que facilitem a (re)inserção profissional de jovens e pessoas adultas em situação de desemprego, subemprego, emprego precário ou informal, residentes no território, em articulação interinstitucional e em estreita colaboração com o tecido empresarial e organizacional local.
Promoção da ação empreendedora de base local, promovendo a criação e consolidação de microiniciativas locais, com tecnologia social ajustada a grupos específicos, potenciando o aparecimento de start-ups e iniciativas comunitárias, a partir dos recursos endógenos do território.


OSIO

Obra Social das Irmãs Oblatas que atua em 3 grandes áreas: saúde, cidadania (legalização e burocracia), emprego/formação na medida em que estas continuam a ser as mais procuradas ao nível do apoio às mulheres trabalhadoras do sexo (TS).
Fomenta a integração das mulheres na comunidade e no contexto profissional através da promoção de competências e estratégias facilitadoras de uma cidadania activa, tendo em conta a especificidade dos vários grupos étnicos existentes na população alvo. Pretende-se garantir a esta população a autonomia e o empowerment na sua realização pessoal e sustentabilidade económica.


GDM Grupo Desportivo da Mouraria com a escola de Fado.

Escola de Fado no Grupo Desportivo da Mouraria. A escola fornece guitarras e violas para os alunos aprenderem, tendo como professor de canto (fado) um conceituado formador.